lll dejmiaitiba2 | 30 Julho, 2010
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Cidadão amigo,Todo ano temos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de nossa Curitiba participando do processo orçamentário anual do município.
O momento de fazer isso é agora. Clique http://loa.curitiba.pr.gov.br no período de 20/07/2010 à 01/08/2010 e deixe suas sugestões daquilo que é necessário para nossa cidade e para seu bairro. As consultas e os debates públicos vão, acontecer nas Regionais entre 27 e 29 de julho de 2010. Pode acompanhar pelo site www.curitiba.pr.gov.br Sua participação é importante e reflete na gestão, da cidade. Cordialmente A Prefeitura da Cidade de Curitiba |
Na categoria Políticas públicas
Cidade x automóvel x qualidade de vida
A propósito do lançamento do livro “O Automóvel, o Planejamento Urbano e a Crise das Cidades”*, do jornalista Raimundo Caruso, que nas décadas de 60 e 70 morou em Curitiba, tem vários livros publicados, desde poesia (foi amigo do Paulo Leminski) e aqui trabalhou no Diário do Paraná, vale ler o texto que segue:
O Brasil tem hoje mais de 61 milhões de automóveis. Em 2009, passou de oitavo lugar (2007) para a quinta posição na lista dos países com maior número de veículos no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha. Proporcionalmente, Curitiba é a cidade com maior número de carros por habitantes no Brasil (1,2 milhão de automóveis para quase dois milhões de pessoas). Na cidade de São Paulo, até junho deste ano, o número de veículos chegou à marca de quase 6,7 milhões.
As grandes cidades param em horas de pico e os prejuízos passam de R$ 35 bilhões, por ano, no que diz respeito ao consumo extra de combustíveis, acidentes, estresse e doenças, físicas e psicológicas, provocadas pelo trânsito caótico de metrópoles e cidades de grande porte.
Para agravar o problema, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, fazendo até seis vezes mais vítimas do que as frotas de carro da maioria dos países europeus. De acordo com o Denatran, o Brasil atingiu em 2008, a marca de 57 mil mortes por acidentes – o que equivale a 156 mortes por dia ou seis a cada hora.
Um ano antes, em 2007, as mortes chegaram a 66.836, ou 183 por dia e 7,6 por hora. Instalado o problema é preciso encontrar soluções, medidas potentes e não paliativas para tornar a relação cidade x automóvel x qualidade de vida possível e harmoniosa.
Ler a notícia completa no Blog do Zé Beto.
Querem melhorar a qualidade de vida das cidades? Melhorem a infraestrutura cicloviária!
Viva o Plá!! Tem que ter moral!!
Encontro das Bicicletadas neste sábado – 31 de julho!!
Até o Lula e a Dilma confirmaram presença na Boca Maldita!
Menos Carros, Mais Bicicletas!!
Na categoria Planeta Bicicletada
Carta p/ OHL auto pista litoral sul
De: FLADEMIR TOZATO [mailto:fhtsuper@yahoo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 29 de julho de 2010 09:48
Para: comunicacaosul@ohlbrasil.com.br
Cc: ouvidoria@autopistalitoralsul.com.br
Assunto: Km 618 Br 376 – Bairro Barro Preto
Curitiba, 29 de julho de 2010.
Prezados senhores:
Em janeiro do corrente ano, passei e-mail informando do iminente desmoronamento de parte da pista da BR 376 Km 618 em São José dos Pinhais Pr bairro Barro Preto, pista sentido Sul. Ok, a OHL foi até lá abriu o buraco, mas não fechou. Gostaria muito que o problema fosse resolvido logo, pois o acostamento é o único lugar onde se pode caminhar ou andar de bicicleta e devido aquele buraco, tanto pedestres, quando ciclistas, como é o meu caso, temos que desviar pela pista e isso não precisaria falar que é muito perigoso, e à noite, como não há iluminação o risco dobra. Por favor, não esperem a primeira tragédia acontecer, não sejam tão brasileiros assim.
Aproveitando o e-mail, não seria nada mal se a OHL Brasil mostrasse que é uma empresa preocupada não somente com veículos pagantes de pedágio, mas também tivesse preocupação social tendo em vísta a iluminação de trechos urbanos, construção de passarelas e até mesmo corredores exclusivos para pedestres e ciclistas em trechos críticos, como é o caso da subida, sentido norte entre o km 619 e 620, bem que poderiam fazer um acesso pelo lado de fora da pista, pois o acostamento naqueles trechos são perigosos para se transitar, eu que o diga! porém sei que isso pode perfeitamente ser feito pela OHL, basta fazer. PRECISAMOS DE PESSOAS E EMPRESAS DE AÇÃO!
Saudações
Flademir H. Tozato
Na categoria Planeta Bicicletada
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